anaoliveira-biografia

Ana Oliveira é uma empresária e política do MDB gaúcho.

Formada em Administração (URI), atualmente é acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo (URI Erechim).

Foi Secretária Municipal da Cidadania e Promoção Social de Erechim (1998-2000) e Vereadora (2001-2004). Governou Erechim como vice-prefeita (2009 – 2012) do município, juntamente com o Prefeito Paulo Polis.

Reeleitos em 2012 com mais de 64% dos votos válidos em uma ampla coligação de partidos, governaram a cidade de Erechim até o final do ano 2016.

No Governo Polis e Ana, os mandatos foram reconhecidos pelos investimentos em Educação da creche à universidade, com ênfase na Educação Inclusiva com programas premiados nacionalmente como ‘‘um computador por aluno’’ e ‘‘um computador por professor’’, onde a prefeitura investiu na educação, tecnologia, e na construção de 4 novas escolas de educação infantil, beneficiando mais de 1,5 mil famílias.

No ensino superior, o governo destacou-se pela luta e implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e do Instituto Federal (IFRS), e na conquista do curso de Medicina na URI Campus Erechim. A saúde também teve especial atenção com reforma de todas as Unidades Básicas de Saúde já existentes e a entrega de novos postos de atendimento a comunidade bem como a inauguração de um Centro Cirúrgico no Hospital Santa Terezinha e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A participação Popular foi um dos pilares do governo com o Orçamento Participativo onde a comunidade escolhia as demandas e a prefeitura executava as obras. Foram quase 500 obras em todos os bairros e comunidades de Erechim, além de grandes obras de infraestrutura como as paralelas da BR 153 e a implantação de novos distritos industriais.

Em 2016, Ana Oliveira disputou novamente a Prefeitura, desta vez como candidata à Prefeita, obtendo 39,80% dos votos válidos contra 39,82% do prefeito eleito, uma diferença de apenas 12 votos, na eleição mais disputada da história de Erechim.
Em 2018 foi candidata a Suplente de Senador na chapa de José Fogaça (MDB).

Com o desejo de continuar contribuindo com a comunidade e com o seu partido, o MDB, em 2020 Ana concorre a vereadora, obtendo 2.032 votos, sendo a parlamentar mais votada da eleição. Foi eleita Presidente do Poder Legislativo para o primeiro ano da 18ª Legislatura (2021).

Sua atuação destaca-se pela defesa dos direitos das mulheres, desenvolvimento regional, saúde, mobilidade urbana, esporte, cultura e turismo.

Abrir Whats
Converse pelo Whatsapp!